BAIXE GRÁTIS - NBC T´S 16 ESQUEMATIZADAS
Clique na figura abaixo:

EBOOKS A VENDA

Acessos
Histats.com START (standard) Histats.com END --

QUESTAO FCC 2006 (Superveniencias x Insubsistencias)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

QUESTAO FCC 2006 (Superveniencias x Insubsistencias)

Mensagem  mapires em Qua Ago 11, 2010 9:24 am

Estou colocando essa questão abaixo pois sei que existe uma diferença de conceito na doutrina em relação a superveniências/insubsistências passivas e ativas e etc. Gostaria de receber os comentários dos amigos sobre qual linha é adotada pelo CESPE.

FCC / TRT 24a Regiao A.Jud (Contab)/2006

44. Com relação à contabilidade patrimonial, a depreciação, a prescrição de dívida interna, a recuperação de bens dados como inservíveis e o crescimento do valor de dívidas em moeda estrangeira devido à variação cambial são considerados, respectivamente,

(A) insubsistência passiva, insubsistência ativa, superveniência passiva e superveniência ativa.

(B) insubsistência passiva, superveniência passiva, superveniência ativa e superveniência passiva.

(C) superveniência passiva, superveniência ativa, insubsistência passiva e insubsistência ativa.

(D) superveniência ativa, superveniência passiva, insubsistência ativa e insubsistência passiva.

(E) insubsistência ativa, insubsistência passiva, superveniência ativa e superveniência passiva.

GABARITO: (E)

mapires

Ver perfil do usuário

Re: QUESTAO FCC 2006 (Superveniencias x Insubsistencias)

Mensagem  thiagoprangel em Qua Ago 11, 2010 10:49 am

A CESPE adota o recomendado pelo STN
Insubsistencia do Ativo - Insbsitencia passiva - Variação Passiva
Insubsistencia do Passivo - Insubsistencia ativa - Variação Ativa

thiagoprangel

Ver perfil do usuário

Mensagem  Leandro Menezes em Qua Ago 11, 2010 12:10 pm

Pessoal,

Pelo que tenho percebido nas últimas provas, as questões de múltipla escolha não tem as duas opções como resposta, justamente para evitar confundir o candidato. É o que percebo por este prova, e algumas outras da CESGRANRIO.

Entretanto, quando a questão é C ou E, aí a coisa muda de figura. Portanto, devemos tomar MUITO cuidado com isso!

Vlw!

Leandro Menezes

Ver perfil do usuário

Mensagem  mapires em Qua Ago 11, 2010 12:39 pm

Thiago, valeu pela resposta!

É sempre bom saber o que anda pensando a banca do CESPE...

thiagoprangel escreveu:A CESPE adota o recomendado pelo STN

mapires

Ver perfil do usuário

Mensagem  Leandro Menezes em Qua Ago 11, 2010 12:41 pm

Com certeza!!!!!

Muito boa esta questão que foi levantada aqui!!!!

Bons estudos!

Leandro Menezes

Ver perfil do usuário

Mensagem  igorcaria em Qui Ago 12, 2010 10:59 pm

thiagoprangel escreveu:A CESPE adota o recomendado pelo STN
Brother, vc tem certeza que o CESPE adota esse entendimento? estou perguntando isso porque tem umas questões das provas anteriores que adotam o entendimento tradicional. Entretando realmente o posicionamento da STN é esse mesmo. Todavia o tradicional é: insubsistencia do ativo = isubsistencia ativa = variação passiva (reduziu o PL) e insubsistencia do passivo = insubsistencia passiva = variação ativa (aumenta o PL) . Pelo menos é o que eu pude verificar em algumas questões. Acontece que é tema polemico, pois há divergencia entre a doutrina e a STN.

igorcaria

Ver perfil do usuário

Mensagem  Deborah Aguiar em Sex Ago 13, 2010 1:23 pm

O que eu sei é que o Cespe não adota o entendimento da STN, quem adota é a ESAF.
Mas vou tentar localizar uma questão do cespe e postar aqui.

Deborah Aguiar

Ver perfil do usuário

Mensagem  thiagoprangel em Sex Ago 13, 2010 5:01 pm

pessoal, nas doutrinas q possuo em casa não são mencionadas quem adota o quê, mas essa afirmação veio do curso de contabilidade do prof. américo do eu vou passar, e eu confio no cara!

thiagoprangel

Ver perfil do usuário

Mensagem  Thecyus Benicio em Ter Out 19, 2010 8:20 pm

Com relação à contabilidade patrimonial, a depreciação, a prescrição de dívida interna, a recuperação de bens dados como inservíveis e o crescimento do valor de dívidas em moeda estrangeira devido à variação cambial são considerados, respectivamente,

(E) insubsistência ativa, insubsistência passiva, superveniência ativa e superveniência passiva.

De um modo Geral eu uso um macete para não esquecer, pois muito se confunde as Variações Ativas e Passivas com as Mutações Ativas e Passivas.

As Variações estão ligadas a equação Fundamental da Contabilidade, ou seja Ativo - Passivo = Patrimônio Liquido, então quando ocorrer uma superveniência ativa ou insubsistência passiva = Variações ativas pois vai aumentar se PL, já quando ocorrer uma insubsistência ativa ou superveniência passiva = Variações Passivas, pois diminui o PL

Ja as Mutações Ativas e Passivas estão Ligadas ao aumento ou diminuição do Patrimonio.

Mutações Ativas (Execução da Despesa)
Mutação Passiva (Execução da Receita)

Ex: alienação de bens, gera lançamento na mutação passiva a debito pois diminui o patrimonio
Compra de um edificio, gera lançamento na mutação ativa a credito pois aumento o patrimonio

Não sei se ajuda, mas até agora essa filosofia de entendimento tem me ajudado nas provas

Thecyus Benicio

Ver perfil do usuário

Mensagem  Márcio Martinho em Ter Out 19, 2010 8:26 pm

Muito boa dica Thecys... só acrescentei uma observação em azul

Thecyus Benicio escreveu:Com relação à contabilidade patrimonial, a depreciação, a prescrição de dívida interna, a recuperação de bens dados como inservíveis e o crescimento do valor de dívidas em moeda estrangeira devido à variação cambial são considerados, respectivamente,

De um modo Geral eu uso um macete para não esquecer, pois muito se confunde as Variações Ativas e Passivas com as Mutações Ativas e Passivas.

As Variações estão ligadas a equação Fundamental da Contabilidade, ou seja Ativo - Passivo = Patrimônio Liquido, então quando ocorrer uma superveniência ativa ou insubsistência passiva = Variações ativas pois vai aumentar se PL, já quando ocorrer uma insubsistência ativa ou superveniência passiva = Variações Passivas, pois diminui o PL

Ja as Mutações Ativas e Passivas estão Ligadas ao aumento ou diminuição do Patrimonio.

Mutações Ativas (Execução da Despesa de Capital)
Mutação Passiva (Execução da Receita de Capital)

Ex: alienação de bens, gera lançamento na mutação passiva a debito pois diminui o patrimonio
Compra de um edificio, gera lançamento na mutação ativa a credito pois aumento o patrimonio

OBS:
despesa efetiva que gera mutação = aquisição de materialde consumo para estoque;despesa não-efetiva (de capital) que não gera mutação =transferência de capital

Não sei se ajuda, mas até agora essa filosofia de entendimento tem me ajudado nas provas

Márcio Martinho
Admin

Ver perfil do usuário http://www.euvoutirar10.com.br

Mensagem  igorcaria em Qui Out 21, 2010 9:17 am

Thecyus Benicio escreveu:Com relação à contabilidade patrimonial, a depreciação, a prescrição de dívida interna, a recuperação de bens dados como inservíveis e o crescimento do valor de dívidas em moeda estrangeira devido à variação cambial são considerados, respectivamente,

Companheiro, com a devida vênia, discordo do seguinte ponto:

"Ja as Mutações Ativas e Passivas estão Ligadas ao aumento ou diminuição do Patrimonio.

Compra de um edificio, gera lançamento na mutação ativa a credito pois aumento o patrimonio"

Na minha opinião, as mutações (ativas e passivas) estão ligadas a fatos permutativos que NÃO alteram a situação líquida patrimonial. São mutações decorrentes de fatos permutativos, receitas e despesas não efetivas.
As mutações ativas são decorrentes de fatos permutativos ligados a execução da despesa orçamentária não efetiva. As mutações passivas são decorrentes de fatos ligados a execução da receita não efetiva. Sendo assim nenhum desses fatos os quais citei alteram a situação liquida patrimonial do ente.
Por exemplo: uma alienação de bens pelo mesmo valor contábil (como vc citou) não altera a situação liquida patrimonial. Provoca sim um fato permutativo, pois sai bem e estra dinheiro(se for a vista) provocando uma receita de alienação de bens (receita de capital) e, no mesmo momento, uma mutação passiva para compesar o aumento(fictício) no PL, que não houve.
Ocorre que na ciência contábil esse fato não é receita, porém é obrigatória a sua evidenciação porquanto a Lei 4320 obriga evidenciar as mutações ocorridas decorrentes da execução da receita na DVP.

Abraços e espero ter contribuido com os colegas. Se eu estiver errado de desculpem...

igorcaria

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: