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Utilização do CPR – Aspectos Práticos (Edital CVM)

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Utilização do CPR – Aspectos Práticos (Edital CVM)

Mensagem  Márcio Martinho em Sex Out 29, 2010 8:10 am

Para quem vai fazer CVM, há no edital um tópico não muito comum sobre Utilização do CPR (Contas a Pagar e a Receber) – Aspectos Práticos.

Sobre esse assunto, deixo 2 link´s de materiais da própria Esaf

http://www.esaf.fazenda.gov.br/esafsite/cursos_presenciais/VI_semana_AOFCP/pdf/Material_2009/Slide_Of_51_CPR_Subsist_Contas_Pagar_Receber.pdf

http://www.esaf.fazenda.gov.br/cursos/IV-semana-AOFP-2007/oficina/Ofi44-ApoCPR.pdf

O segundo é um documento bem extenso, mas com muita informação específica para quem trabalha com o assunto.
Não acredito em mais do que uma questão sobre esse tema.

No site do SIAFI, tirei também algumas considerações que considero mais importantes:

1) O subsistema CPR poderá ser utilizado em nível de UG ou Órgão na modalidade PARCIAL ou TOTAL. Se o órgão optar pelo uso parcial ou total do CPR, todas as suas UG subordinadas utilizarão o CPR em uma das duas modalidades.

2) O CPR está dividido em três módulos: ENTRADADOS, CONSULTA e FLUXO DE CAIXA.

3) A entrada de dados é feita mediante a transação ATUCPR (ON LINE, BATCH ou BT). Os eventos são determinados pela SITUAÇÃO.

4) A consulta compõe-se das transações CONCPR e CONMOVDOC. A primeira mostra a relação de documentos hábeis e seus dados detalhados, bem como o documento contábil gerado e o espelho contábil. A segunda permite consultar, dado um documento hábil, a quais documentos ele se refere, por quais é referenciado ou foi pago e, dado um documento SIAFI, quais documentos hábeis ele realizou.

5) O fluxo de caixa é acessado mediante a transação CONFLUXO, a qual permite consultar também o demonstrativo e o consolidado dos compromissos. A partir do demonstrativo dos compromissos, é possível realizar o pagamento, a baixa ou cancelamento dos mesmos, se originados de um documento de realização.

6) Os órgãos poderão solicitar à STN a inclusão de novos tipos de documentos, situações e deduções, para atender rotinas específicas.

7) O CPR permite que os documentos sejam incluídos por uma Unidade Gestora, contabilizados em outra e pagos por uma terceira.

8) A realização dos compromissos efetuada pela CONFLUXO gerará automaticamente os documentos OB, NS, GRPS ou DARF, conforme a situação.

ABAIXO, UMA QUESTÃO ANTIGA SOBRE O TEMA: (prova do Cespe)

No que diz respeito ao Sistema de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e ao seu subsistema Contas a Pagar e a Receber (CPR), julgue o próximo item.
O subsistema CPR do SIAFI permite cadastrar documentos referentes aos valores a receber e a pagar, visando à elaboração do fluxo de caixa e, por conseguinte, da programação financeira.
QUESTÃO CORRETA.



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Leia também o texto:
http://contabilidadepublica.forumeiro.com/contabilidade-publica-f4/contabilidade-publica-e-a-convergencia-com-as-normas-internacionais-t237.htm

Márcio Martinho
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