Portal de Contabilidade Pública, AFO e LRF, para concurso público
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BAIXE GRÁTIS - NBC T´S 16 ESQUEMATIZADAS
Clique na figura abaixo:

EBOOKS A VENDA




Acessos
Histats.com START (standard) Histats.com END --

DÚVIDA SOBRE RECEITA PÚBLICA

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA SOBRE RECEITA PÚBLICA Empty DÚVIDA SOBRE RECEITA PÚBLICA

Mensagem  TARCIOSD Qui 21 Out 2010, 19:59

professor estou com uma grande dúvida sobre receita pública.
1) receita sobre o enfoque orçamentário é o mesmo que receita orçamentária?
receita sob o enfoque patrimonial é o mesmo que receita patrimonial ?

receita sob o enque orçamentário compreende as receita efetivas e não efetivas?

todas as receitas correntes são receitas orçamentárias?

qual a diferença entre receita orçamentaria e extra-orçamentaria?

fiquei meio perdido depois de ler no material do ponto. uma questão da esaf que fala que receita orçamentaria compreende as receitas efetivas e não efetivas.

eu achava que receita não efetiva era receita orçamentaria , pois o PL é constante

e pensava eu que receita patrimonial que é receita efetiva ( aumenta o PL) ERA RECEITA SOB O ENFOQUE PATRIMONIAL, ASSIM, ESTA SERIA RECEITA NÃO ORÇAMENTARIA.

AJUDE-ME POR FAVOR.. Crying or Very sad

TARCIOSD

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA SOBRE RECEITA PÚBLICA Empty Re: DÚVIDA SOBRE RECEITA PÚBLICA

Mensagem  Márcio Martinho Qui 21 Out 2010, 20:45

1) receita sobre o enfoque orçamentário é o mesmo que receita orçamentária?
receita sob o enfoque patrimonial é o mesmo que receita patrimonial ?


Esse negócio de enfoque orçamentário e patrimonial é paradiferenciar o momento que vai ser reconhecida a receita.
Receita sob o enfoque orçamentário segue a linha da Lei4.320/64, ou seja, vai ser reconhecida a receita na hora da arrecadação –regime de caixa.
Receita sob o enfoque patrimonial segue a nova contabilidadepública, ou seja, deve-se reconhecer a receita quando ocorrer o fato gerador,geralmente no lançamento – regime de competência
OBS: receita sob o enfoque patrimonial não tem nada a vercom receita patrimonial. Esta é uma das subdivisões da receita corrente. Coisasdiferentes.

receita sob o enque orçamentário compreende as receita efetivas e não efetivas?


Sim. Em qualquer enfoque há receitas efetivas e não efetivas.Quem determina essa diferenciação não é o enfoque, e sim se essas receitas irãoou não afetar o PL.

todas as receitas correntes são receitas orçamentárias?


Sim. E todas as receitas de capital tb são orçamentárias.

qual a diferença entre receita orçamentaria e extra-orçamentaria?


Receita orçamentária é aquela que é registrada como receitacorrente ou capital. Pertencem ao estado, e são utilizadas para financiardespesas orçamentárias.
Receita extraorçamentária é aquela tem contrapartida nopassivo financeiro, como depósitos de terceiros, cauções. Tem caráter temporário.

fiquei meio perdido depois de ler no material do ponto. uma questão da esaf que fala que receita orçamentaria compreende as receitas efetivas e não efetivas.


Sim, rec.orçamentária compreende receita efetiva e não efetiva.
Receita efetiva é geralmente a rec.corrente.
Receita não efetiva é geralmente a rec.de capital.

eu achava que receita não efetiva era receita orçamentaria , pois o PL é constante

e pensava eu que receita patrimonial que é receita efetiva ( aumenta o PL) ERA RECEITA SOB O ENFOQUE PATRIMONIAL, ASSIM, ESTA SERIA RECEITA NÃO ORÇAMENTARIA.


Não confunda mais isso.
Receita sob o enfoque patrimonial diz respeito apenas aomomento de seu reconhecimento – regime de competência.
Receita patrimonial é uma das receitas correntes, isto é,uma receita efetiva e orçamentária.

AJUDE-ME POR FAVOR.. Crying or Very sad

Espero ter ajudado Very Happy , hehehe

Márcio Martinho
Admin

Mensagens : 635
Data de inscrição : 06/08/2010
Idade : 44

http://www.euvoutirar10.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos