Portal de Contabilidade Pública, AFO e LRF, para concurso público
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BAIXE GRÁTIS - NBC T´S 16 ESQUEMATIZADAS
Clique na figura abaixo:

EBOOKS A VENDA




Acessos
Histats.com START (standard) Histats.com END --

Questão

3 participantes

Ir para baixo

Questão  Empty Questão

Mensagem  thiagoprangel Seg 09 Ago 2010, 23:54

Julque os Itens
1- Quando há superávit na previsão, pode-se afirmar que o orçamento apresentará resultado positivo na execução.

2- O déficit de previsão contribui para que o resultado orçamentário seja deficitário.

thiagoprangel

Mensagens : 44
Data de inscrição : 09/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão  Empty Re: Questão

Mensagem  Leandro Menezes Ter 10 Ago 2010, 07:04

Coé Thiago!

1 - E (Entendo que o superávit está diretamente relacionado com a execução, tanto que para o cálculo do Resultado da Execução Orçamentária considera-se a Recetia REALIZADA e a Despesa REALIZADA.

2 - E - O déficit de EXECUÇÃO contribui para que o resultado orçamentário seja deficitário, ou seja, se minha Receita Realizada for menor do que a prevista, isto contribuirá para que o resultado seja deficitário. Vale ressaltar que não será isto que tornará o resultado deficitário, pois para isto depende do comportamento da execução da despesa. Por exemplo: Receita Prevista = Despesas Prevista - 1000 / Receita Realizada - 800 / Despesa Realizada - 700. Resultado da Execução Orçamentária = 100. A execução da receita contribuiu para a redução do resultado, mas não necessariamento o tornou deficitário.

Nossa!!! Acho que enrolei tudo, rsrsrsrs!!!! Espero que consigam entender.

Acho que é isso!

Vlw!

Leandro Menezes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão  Empty Re: Questão

Mensagem  thiagoprangel Ter 10 Ago 2010, 09:16

Fala Menezote... tu tá sinistro, não perde uma.. precisa de uma férias.. nos estudos hehehe!!!!
Então, coloquei essa questão pois não conseguir chegar a uma conclusão e queria ver os comentários...
Vamos ao gabarito e minhas conclusões
1 - E, na verdade Menezes apesar do principio do equilíbrio, o orçamento, na prática, é aprovado deficitário ou com superavit ( eu acho que ja vi isso em algum lugar ), nessa afirmativa ele fala em superáfit na previsão, então maior receita prevista com relação a despesa fixada, acontece que a previsão da receita não quer dizer que esta será totalmente arrecadada, por outro lado a fixação da despesa acarreta a possível e considerável realização, portanto um orçamento com previsão de superávit não que sua realização será com superáfit.

2- C, seguindo o mesmo raciocínio, com a fixação inicial das despesas maior do que as receitas, provavelmente este terá um défit orçamentário, devido a provavel realização das despesas fixadas juntando-se com a possibilidade de uma arrecadação menor do que a prevista!

por favor comentem....abraços!!

thiagoprangel

Mensagens : 44
Data de inscrição : 09/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão  Empty Re: Questão

Mensagem  Leandro Menezes Ter 10 Ago 2010, 09:32

É Thiago, estou tentando estudar um pouquinho....rsrsrsrs!!!!

Salvo engano o orçamento pode ser aprovado com Superávit, mas não com déficit, para atender o princípio do equilíbrio. Sendo assim, entendo que caso haja reestimativa de receita para menor, deverá ocorrer o cancelamento de despesas para atender o princípio, ou a contratação de operações de crédito. Por outro lado, caso ocorra a não aprovação de algumas despesas, o orçamento poderá ser aprovado com superávit.

Já na questão 2, marquei errado por acreditar que o orçamento não pode ser aprovado com déficit, tanto que para suprir as insuficiências de caixa, pode-se contratar ARO, porém, de forma lógica, deve haver previsão de arrecadação futura deste valor, ou seja, não posso contratar ARO para equilibrar o orçamento, mas sim para atender insuficiência momentânea de caixa, por alguma receita que deveria ser arrecada, mas que, por algum motivo, não foi, mas que será arrecada ainda no exercício financeiro.
Lembrando que a contratação de ARO só pode ocorrer a partir de 10 de janeiro, devendo ser quitada até 10 de dezembro.

PESSOAL, VAMOS COMENTAR!!!! ACHO QUE ESTOU "COLANDO AS PLACAS..." RSRSRS!!!

Vlw!

Leandro Menezes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão  Empty Re: Questão

Mensagem  Márcio Martinho Ter 10 Ago 2010, 09:39

O déficit de previsão contribui para que o resultado orçamentário seja deficitário.

Essa assertativa tá certa... o Resultado Orçamentário é evidenciado no Balanço Orçamentário que, conforme a Lei 4320/64, demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

Se, as despesas previstas já estiverem maiores que as receitas, haverá um déficit na previsão. Na hora da execução, com o objetivo de não gastar mais do que arrecada, o governo irá executar somente as despesas na medida que se tenha receita, tendendo para que, na execução, o resultado seja nulo. Esse resultado nulo, somado ao resultado deficitário da previsão, dá um resultado orçamentário deficitário.

Márcio Martinho
Admin

Mensagens : 635
Data de inscrição : 06/08/2010
Idade : 44

http://www.euvoutirar10.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Questão  Empty Re: Questão

Mensagem  Leandro Menezes Ter 10 Ago 2010, 13:38

Vlw Márcio!

Com base nesta afirmativa, pode-se concluir que o orçamento pode ser aprovado com déficit?

Partindo-se desse pressuposto, meu outro problema foi no português. O déficit contibui, mas não necessariamente é o fator determinante.

Seria Isso?

Obrigado!

Leandro Menezes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão  Empty Re: Questão

Mensagem  Márcio Martinho Ter 10 Ago 2010, 14:10

Leandro Menezes escreveu:Vlw Márcio!

Com base nesta afirmativa, pode-se concluir que o orçamento pode ser aprovado com déficit?

Partindo-se desse pressuposto, meu outro problema foi no português. O déficit contibui, mas não necessariamente é o fator determinante.

Seria Isso?

Obrigado!

No português vc está correto.... apenas contribui, não é fator determinante

O orçamento pode ser aprovado com déficit, porém não é isso que se almeja, pois temos o princípio do equilíbrio, que diz q as receitas devem ser iguais as despesas.... muitas vezes o orçamento tem déficit que será sanado com operações de crédito, para que o orçamento fique no equilíbrio.... o que não é muito bom é que o orçamento seja aprovado com superávit, pois ai o Estado estaria atuando como empresa, visando o lucro, e se apropriando da riqueza da população para gerar seus superávit´s (lucro)

Márcio Martinho
Admin

Mensagens : 635
Data de inscrição : 06/08/2010
Idade : 44

http://www.euvoutirar10.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Questão  Empty Re: Questão

Mensagem  Leandro Menezes Ter 10 Ago 2010, 14:55

No que tange a contratação de operações de crédito, isto pode virar um "bola de neve", sendo nada saudável para o orçamento.

A respeito desta aprovação com superávit, já li algumas críticas também. Alguns doutrinadores afirmam que se há recursos disponíveis, este devem ser insvestidos no desenvolvimento econômico e social do país.

Tá aí um tema interessante para a prova discursiva do MPU, rsrsrsrs!!

Consdierando que o princípio do equilíbrio afirma que as despesas não podem ser maiores do que a receita, diferentemente do que muitos pensam, pois estes consideram que Receita Prevista = Despesa Fixada. É verdade que isto atende o princípio, mas não podemos esquecer que Receita Prevista > Despesa Fixada, também atende.

Vlw pessoal! Vamos continuar postando!

Leandro Menezes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão  Empty Re: Questão

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos