Portal de Contabilidade Pública, AFO e LRF, para concurso público
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BAIXE GRÁTIS - NBC T´S 16 ESQUEMATIZADAS
Clique na figura abaixo:

EBOOKS A VENDA




Acessos
Histats.com START (standard) Histats.com END --

Duvida - Questão Fora da Lista

2 participantes

Ir para baixo

Duvida - Questão Fora da Lista Empty Duvida - Questão Fora da Lista

Mensagem  STELIO LEONARDO Ter 12 Out 2010, 20:38

Professor, esta questão é da prova da FCC - TCM PA 2010 - Controle Externo. Se houver disponibilidade de analisar, procede minha argumentação ao final discordando do gabarito pela consideração do último item que ao meu ver já está contemplado na despesa de capital?

Todas as contas e respectivos valores do Balanço Financeiro referentes ao exercício de X1 da Prefeitura Modelo estão apresentados abaixo, em milhares de reais, com exceção do valor do Saldo do Exercício Anterior.

Saldo para exercício seguinte: 2.100,00
Saldo do Exercício Anterior: ?
Restos a pagar (pagto no exercício): 2.800,00
Restos a pagar (contrapartida da despesa): 2.000,00
Receitas de capital: 5.000,00
Receitas correntes: 10.500,00
Despesas correntes: 8.600,00
Despesas de capital: 5.100,00
Depósitos Cauções (valores recebidos no exercício): 500,00
Consignações (valores retidos da folha de pagto do exercício): 600,00
Consignações (recolhimentos no exercício): 800,00
Entidades vinculadas (empréstimos concedidos): 500,00

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que o valor do Saldo do Exercício Anterior era, em milhares de reais,


a) 2.500,00
b) 1.900,00
c) 1.300,00
d) 1.200,00
e) 800,00

A FCC deu como gabarito o item C.

Discordo do gabarito. O último item Entidades Vinculadas (emprestimos concedidos) trata-se de despesa de capital. Como já foi dado anteriormente o item global da despesa de capital, não poderia considerar novamente os emprestimos concedidos que já estão na lógica inseridos na contabilização das despesas de capital informadas, caso contrário, estaria havendo duplicidade na contagem. Eliminando-se a possível duplicidade (desconsideração do último item por já estar contemplado nas despesas de capital informada), chega-se a um gabarito de 800,00 que corresponde ao item "E".

STELIO LEONARDO

Mensagens : 16
Data de inscrição : 09/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida - Questão Fora da Lista Empty Re: Duvida - Questão Fora da Lista

Mensagem  Márcio Martinho Ter 12 Out 2010, 21:02

Pois é Stelio
Parece mesmo que esse foi o peguinha da questão

Olha, geralmente essas bancas, como FCC, e principalmente ESAF, qdo colocam os dados na questão, é para ser todos eles utilizados... não pode deixar um sequer de fora do cálculo
Então, qdo ela coloca Entidades Vinculadas (emprestimos concedidos) está querendo que vc some junto com as despesas de capital...

A maldade foi ainda maior, pois como vc mesmo calculou, ao deixar de considerar o valor de empréstimos concedidos, encontra-se a resposta na letra E

Eu só posso reforçar a minha dica... qdo a questão trouxer uma série de dados para cálculo, utilize todos eles (se for a ESAF então, use todos mesmo)

Vlw

Márcio Martinho
Admin

Mensagens : 635
Data de inscrição : 06/08/2010
Idade : 44

http://www.euvoutirar10.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos