Portal de Contabilidade Pública, AFO e LRF, para concurso público
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BAIXE GRÁTIS - NBC T´S 16 ESQUEMATIZADAS
Clique na figura abaixo:

EBOOKS A VENDA




Acessos
Histats.com START (standard) Histats.com END --

Duvida Questão 8_Aula 6

2 participantes

Ir para baixo

Duvida Questão 8_Aula 6 Empty Duvida Questão 8_Aula 6

Mensagem  STELIO LEONARDO Qui 21 Out 2010, 09:13

Professor, fiquei com dúvida nesta questão nos seguintes pontos:

8) De acordo com os princípios orçamentários, o princípio da universalidade está
claramente incorporado à legislação orçamentária brasileira. Esse princípio possibilita
ao legislativo conhecer a priori todas as receitas e despesas do governo, dar prévia
autorização para a respectiva arrecadação e realização e impedir o executivo de
realizar qualquer operação de receitas e despesas sem prévia autorização parlamentar.

dúvida 1) Não sendo mais vigente no ordenamento jurídico brasileiro o princípio da anualidade (necessário constar na LOA para arrecadação), não mais seria necessário exigência de prévia aprovação do legislativo para arrecadação das receitas?

dúvida 2) Mesmo exigindo a aprovação na LOA, como foi utilizada a expressão "qualquer operação de receitas ....", uma vez que os créditos extraordinários não necessitam de prévia aprovação legislativa, já não seria uma exceção?

Pelos 02 motivos acima, acabei considerando o item como incorreto.

Agradeço antecipadamente pelos esclarecimentos sempre recebidos das dúvidas postadas.

Obrigado!

STELIO LEONARDO

Mensagens : 16
Data de inscrição : 09/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Questão 8_Aula 6 Empty Re: Duvida Questão 8_Aula 6

Mensagem  Márcio Martinho Qui 21 Out 2010, 10:07

STELIO LEONARDO escreveu:Professor, fiquei com dúvida nesta questão nos seguintes pontos:

8) De acordo com os princípios orçamentários, o princípio da universalidade está
claramente incorporado à legislação orçamentária brasileira. Esse princípio possibilita
ao legislativo conhecer a priori todas as receitas e despesas do governo, dar prévia
autorização para a respectiva arrecadação e realização e impedir o executivo de
realizar qualquer operação de receitas e despesas sem prévia autorização parlamentar.

dúvida 1) Não sendo mais vigente no ordenamento jurídico brasileiro o princípio da anualidade (necessário constar na LOA para arrecadação), não mais seria necessário exigência de prévia aprovação do legislativo para arrecadação das receitas?

dúvida 2) Mesmo exigindo a aprovação na LOA, como foi utilizada a expressão "qualquer operação de receitas ....", uma vez que os créditos extraordinários não necessitam de prévia aprovação legislativa, já não seria uma exceção?

Pelos 02 motivos acima, acabei considerando o item como incorreto.

Agradeço antecipadamente pelos esclarecimentos sempre recebidos das dúvidas postadas.

Obrigado!

Eu acho que essa questão foi retirada do livro do Giacomoni, aliás, como a maioria das questões do cespe sobre orçamento.
Não estou com o livro aqui. Mais tarde eu vou dar uma olhada

Sobre a dúvida 1, vc está supondo que não haja mais o princípio da anualidade ? Não entendi muito bem, hehehe

Vlw

Márcio Martinho
Admin

Mensagens : 635
Data de inscrição : 06/08/2010
Idade : 44

http://www.euvoutirar10.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Questão 8_Aula 6 Empty Re: Duvida Questão 8_Aula 6

Mensagem  STELIO LEONARDO Qui 21 Out 2010, 10:50

Márcio Martinho escreveu:
STELIO LEONARDO escreveu:Professor, fiquei com dúvida nesta questão nos seguintes pontos:

8) De acordo com os princípios orçamentários, o princípio da universalidade está
claramente incorporado à legislação orçamentária brasileira. Esse princípio possibilita
ao legislativo conhecer a priori todas as receitas e despesas do governo, dar prévia
autorização para a respectiva arrecadação e realização e impedir o executivo de
realizar qualquer operação de receitas e despesas sem prévia autorização parlamentar.

dúvida 1) Não sendo mais vigente no ordenamento jurídico brasileiro o princípio da anualidade (necessário constar na LOA para arrecadação), não mais seria necessário exigência de prévia aprovação do legislativo para arrecadação das receitas?

dúvida 2) Mesmo exigindo a aprovação na LOA, como foi utilizada a expressão "qualquer operação de receitas ....", uma vez que os créditos extraordinários não necessitam de prévia aprovação legislativa, já não seria uma exceção?

Pelos 02 motivos acima, acabei considerando o item como incorreto.

Agradeço antecipadamente pelos esclarecimentos sempre recebidos das dúvidas postadas.

Obrigado!

Eu acho que essa questão foi retirada do livro do Giacomoni, aliás, como a maioria das questões do cespe sobre orçamento.
Não estou com o livro aqui. Mais tarde eu vou dar uma olhada

Sobre a dúvida 1, vc está supondo que não haja mais o princípio da anualidade ? Não entendi muito bem, hehehe

Vlw

Oi professor. É pelo fato de ter misturado tributário com orçamento, sem especificar. É que para o atual direito tributário, não mais se aplica o princípio da anualidade, que exigia que a respectiva receita tributária constasse no orçamento para poder ser arrecada no exercício seguinte. Assim, deveria obedecer tanto o princípio da anterioridade (cobrar apenas no próprio exercício) como da anualidade (constar na LOA). Assim, como não mais se aplica o princípio da anualidade, permite-se atualmente a arrecadação de receitas tributárias, independentemente de estarem previstas anteriormente no orçamento.
Desculpe-me por não ter especificado anteriormente a linha de raciocínio.

Abraços!

STELIO LEONARDO

Mensagens : 16
Data de inscrição : 09/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Questão 8_Aula 6 Empty Re: Duvida Questão 8_Aula 6

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos